OCA/l10n-brazil

Name: l10n-brazil

Owner: Odoo Community Association

Description: módulos básicos a baixar para uso do Odoo no Brasil, serve de base para NFe, SPED etc...

Created: 2013-08-21 05:22:42.0

Updated: 2018-01-05 21:36:04.0

Pushed: 2018-01-17 20:46:35.0

Homepage: https://odoo-community.org/project/local-brazil-maintainers-66

Size: 70653

Language: null

GitHub Committers

UserMost Recent Commit# Commits

Other Committers

UserEmailMost Recent Commit# Commits

README

Core da localização Brasileira do Odoo (novo OpenERP)

Build Status Coverage Status

Escopo desse repo

Este projeto contêm os principais módulos da localização brasileira do Odoo, estes módulos são a base dos recursos:

Sobre

Como a grande maioria dos módulos da OCA, esse projeto é open source sob licença AGPL v3. A licença AGPL é derivada da licença GPL e acrescenta para os usuários a garantia de poder baixar o codigo desse projeto assim como dos módulos de extenções, mesmo quando o accesso a oferecido na nuvem. Vale a pena lembrar que a Odoo SA mudou da licença do core do OpenERP de GPL para AGPL durante 2009 e mudou de novo a licença do core para LGPL em 2015 enquanto maioria do ecosistema de modulos eram feitos sob licença AGPL e não poderiam mudar de licença mais devido à diversidade das contribuições.

Esse projeto segue se aperfeiçoando desde o início de 2009. O código era inicialmente desenvolvido no Launchpad. Esse projeto é gerenciado pela fundação OCA com a liderança do projeto:

Esse projeto foi iniciado e principalmente desenvolvido pela AKRETION mas conta hoje com os outros contribuidores importantes:

Contexto e extensões significativas desse projeto

estrutura do projeto

Esses projetos ja estão sendo desenvolvidos de forma colaborativa com processos semelhantes aos da OCA (menos burocráticos e mais ágeis porem). A medida que eles amadurescem é provavel que eles ou parte deles integram a OCA tambem.

Esse projeto l10-brazil tambem depende do projeto account-fiscal-rules que foi extraido do l10n-brazil desde 2012 e integrado na OCA e esta hoje utilizado por outras localizões.

Fora do escopo desse repo
Aviso importante

Apesar do código ser livremente disponível para baixar, implementar o Odoo de forma sustentável nao é algo fácil (a menos que seja apenas gestao de projeto ou CRM). E muito comum ver empresas achando que sabe mas que acaba desistindo a medida que descobre a dificuldade quando já é tarde demais. Um fator importante de dificuldade é a velocidade de evolução do core feito pela Odoo SA que nem sempre acontece de forma conectada com a comunidade. Isso obriga quem pretende implementar a trabalhar com branches em evolução em vez de pacotes estáveis por varios anos como em alguns outros projetos open source mais maduros. Por isso, é melhor você trabalhar com profisionais altamente especializados nisso (o aprendizado leva anos). O Odoo não foi projetado para o Brasil inicialmente, apenas tornamos isso possível com todo esses modulos. O Odoo pode também não ser tão maduro quanto se pretende. Isso não quer dizer que não serve. Serve sim, mas não para qualquer empresa e deve se observar muitos cuidados. Por fim, muitas vezes o valor aggregado vem mais da possibilidade de ter customizações do que das funcionalidades padrões; apesar de elas estarem sempre melhorando.

Contribuindo com o código

Você pode resolver umas das issues cadastradas no Github ou implementar melhorias em geral, nos enviando um pull request com as suas alterações. Deve hoje se seguir os fluxos de trabalho padrão da OCA: https://odoo-community.org/page/Contribute Se você for votado como core OCA reviewer pelos outros reviewers, você tera os direitos de commit no projeto. Você também pode ganhar esse direito só nesse projeto fazendo um esforço de contribuições no tempo comparável aos outros committers.

lista de discussão: https://groups.google.com/forum/#!forum/openerp-brasil


This work is supported by the National Institutes of Health's National Center for Advancing Translational Sciences, Grant Number U24TR002306. This work is solely the responsibility of the creators and does not necessarily represent the official views of the National Institutes of Health.